Você sabia que mastigar de um lado só pode afetar sua saúde bucal?
Você já percebeu, muitas vezes enquanto estava se alimentando distraído, que estava mastigando de um lado só? Pois saiba que esse é um hábito que afeta 34% da população, segundo estudos. Afinal a mastigação é uma atividade extremamente complexa e deve funcionar igualmente em ambos os lados, da mesma forma que nossas duas pernas andam igualmente, e assim caminhamos ao longo da vida.
A mastigação unilateral é um hábito parafuncional que pode estar presente no seu cotidiano e você nem perceber, ou nem se dar conta de que é algo prejudicial e potencialmente perigoso a longo prazo. Cuidado, não mastigue de um lado só.
Esse hábito pode estar relacionado à diversas causas, como por exemplo:
- Perdas dentais
- Mal posicionamento dos dentes
- Cáries e problemas periodontais
- Interferências oclusais
- Mordida cruzada posterior unilateral
- Distúrbios da ATM
- Assimetria esquelética
Quais as consequências que eu posso ter por mastigar só de um lado?
As consequências podem aparecer como desarmonias faciais, pois há um maior desenvolvimento da musculatura do lado de preferência, e o outro lado desenvolve-se menos, isso pode também prejudicar a fala e respiração. Sua linha média – a linha que separa seu rosto em dois, passando pela junção dos dentes da frente, pode ficar desviada.
Outros pacientes podem desenvolver dores articulares, pela sobrecarga da musculatura, dentes e articulações envolvidas no processo do lado que mais se mastiga, dores de cabeça, estalos e ruídos podem aparecer.
E o pior ainda está por vir: reabsorções ósseas são frequentes, ocorrem no lado não utilizado para mastigar por falta de função, de uso. O suporte dos dentes é prejudicado, o sorriso pode ser modificado também. Citamos o maior acúmulo de placa nesse mesmo lado, ocasionando cárie e periodontite.
Como prevenir a mastigação unilateral ?
A prevenção é sempre a melhor forma de tratamento, evitar as perdas dentárias é extremamente importante para manter a harmonia da saúde bucal, e, quando o problema já existe, a melhor forma de resolvê-lo é através de uma reabilitação oral, com próteses, implantes e restaurações, exigindo tempo, capacidade do profissional e colaboração do paciente. Outra forma de tratamento é por placas interoclusais, quando existe problemas na ATM também.
É importante identificar o problema mas também entrar em contato com seu dentista o mais rápido possível, para orientar e tratar, evitando problemas mais graves. Acima de tudo mantém você saudável. Cuide da sua saúde e mantenha seu sorriso equilibrado!