Sobre o Coronavírus COVID-19
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) oque se sabemos sobre o novo coronavírus – COVID-19, é uma grande família de vírus que é conhecida desde os anos 60. È um vírus que provoca infecções respiratórias que podem ser leves ou até mais graves como uma Síndrome Respiratória.
O novo coronavírus causa uma doença chamada COVID-19 (coronavirus disease 2019) que foi descoberta em Dezembro de 2019 após alguns casos registrados na China.
Quais são os sintomas do COVID-19?
O COVID-19 tem sintomas semelhantes a outras síndromes respiratórias e também gripe e resfriados, mas os principais sintomas do novo coronavírus são febre, dor de garganta, cansaço e tosse seca, alguns infectados podem apresentar dores no corpo, congestão nasal, coriza e até mesmo diarreia.
O Ministério da Saúde afirma que os pacientes mais jovens podem não apresentar nenhum sinal da doença.
A maioria das pessoas infectadas pelo COVID-19 se recupera da doença sem precisar de tratamento especial. Pessoas idosas, ou com doenças cardíacas, diabetes e em tratamento para câncer devem ter um cuidado maior, pois a probabilidade de desenvolver o nível mais grave da doença é maior.
As crianças não são até o momento as principais vitimas da COVID-19.
Como a COVID-19 é transmitida?
A transmissão do novo coronavírus é dada pelo contato com o vírus, que é transportado por gotículas de saliva que são expelidos pela boca ou narina quando uma pessoa infectada espirra ou tosse, essas gotículas podem estar no ar e também sobre superfícies contaminadas.
O COVID-19 tem um período de incubação de 7 a 14 dias este é o tempo entre ser infectado e o inicio dos sintomas do vírus, algumas pessoas não apresentam sintomas durante a incubação do vírus.
Medidas de Prevenção ao coronavírus – COVID-19
- Lavar as mãos com frequência com bastante água e sabonete;
- Utilizar álcool em gel para limpeza das mãos;
- Evitar contato próximo com pessoas com sintomas de alguma síndrome respiratória;
- Evitar tocar na boca, olhos e nariz com as mãos sujas;
- Manter o ambiente sempre bem ventilado;
- Ficar em casa quando estiver com algum dos sintomas;
- Não compartilhar objetos de uso pessoal;
- Sempre que espirrar ou tossir, cobrir a boca e nariz com o braço;
- Tomar bastante água e se manter sempre hidratado.
O que o HOC está fazendo para evitar a transmissão do COVID-19?
Nós do Hospital Odontológico CETAO, estamos atendendo seguindo todas as recomendações da OMS e do CFO, para continuar atendendo nossos pacientes com todos os cuidados.
Nossa equipe de limpeza foi orientada assim que soubemos sobre o novo coronavírus, reforçamos a higienização das superfícies, maçanetas, interruptores, teclados e outros equipamento de uso comum, com produtos de limpeza adequados.
Reforçamos, no entanto, a orientação para o não comparecimento ás consultas pelos pacientes em casos de suspeita do vírus, ou com sintomas agudos de gripe (tosse, coriza, dor de garganta com ou sem febre) e também aqueles pacientes do grupo de risco, é importante que fiquem em casa para diminuir a curva de contágio.