Segundo a psicologia, “estresse pode ser definido como um estado de ativação em que se coloca o organismo diante da mudança geradora de instabilidade.” Enfrentar o estresse tornou-se uma tarefa diária para nós no mundo moderno, porém quando se torna algo frequente pode trazer prejuízos pra saúde bucal.
Você seria capaz de perceber se sua saúde bucal está sofrendo com os impactos de estar estressado? O cenário atual de pandemia COVID-19 pode influenciar também no seu nível de estresse.
Estudos revelam que o estresse produzido pelo corpo pode refletir internamente pela liberação hormonal, a qual ativa o sistema nervoso, fazendo com que a atividade muscular da cabeça e pescoço aumente muito. Essas ações também diminuem a capacidade do indivíduo de tolerar a dor, fazendo que a sinta mais do que o normal.
Quais são as conseqüências do estresse para a sua saúde bucal?
Por conseqüência da elevada atividade muscular, muitas pessoas adquirem o hábito apertar os dentes excessivamente, sem movimentar a mandíbula e sem fazer barulho, ou até mesmo ranger os dentes, conhecido como bruxismo. E pior, esses sintomas podem aparecer durante o sono, quando a pessoa está dormindo e não percebe a atividade. A OMS (Organização Mundial da Saúde) estima que 30% da população possuí esse quadro.
Dor de cabeça, dores faciais, estalos, ruídos, desgastes dentários, fraturas, etc. O que mais o estresse poderia causar? Quando o nervosismo é crônico, o corpo entra num estado de economia de energia, e um exemplo é a menor produção de saliva. A diminuição do fluxo salivar pode causar maior acúmulo de placa e bactérias nos dentes, o paciente pode ter então mal hálito.
Gengivite X Estresse
Quando se está estressado, o hormônio cortisol aumenta, diminuindo a capacidade do sistema imune e o combate às bactérias que geram a gengivite, agravando a doença. Pode até evoluir para a periodontite e ocorrer perdas dentárias.
Bruxismo X Estresse
Para tratar do apertamento dentário e bruxismo é necessária uma abordagem integralizada de vários segmentos, com psicólogos, psiquiatras, fisioterapeutas, e o dentista pode utilizar placas oclusais, desgastes seletivos e cirurgias, entre outras terapias. O curioso é que o paciente só se dá conta de que tem o problema quando visita um dentista para uma avaliação.
COVID-19
É evidente que o cenário atual está desfavorável para nós. Estamos vivendo um período de medo generalizado, inseguranças e incertezas sobre o futuro. A rotina de muitas pessoas mudou, os hábitos já não são os mesmos, estamos sendo obrigados a ficar longe de nossos amigos e familiares. A pandemia do COVID-19 está mudando o mundo, mas não deixe que o estresse gerado altere sua saúde bucal e seu sorriso. Esteja em contato com seu dentista, com visitas periódicas tomando as precauções necessárias. Não deixe de se cuidar!
Quer continuar se informando sobre saúde bucal? Leia também este artigo e descubra porque você não deve mastigar de um lado só.