A resposta é sim, o implante dura pra sempre!!
O implante dentário é uma estrutura em formato de parafuso feita de titânio que é posicionada cirurgicamente no osso maxilar abaixo da margem gengival, simulando a raiz de um dente.
Sua durabilidade deve ser vitalícia, considerando a técnica empregada pelo dentista e as características do metal, que são altamente satisfatórias mecanicamente. No entanto, pode haver alguns problemas.
Peri-implantite
O implante pode ser perdido por uma inflamação local chamada PERI-IMPLANTITE, causada pela má higienização e acúmulo de placa, é uma situação menos comum porém o paciente pode perde-lo.
Excesso de carga
O excesso de carga aplicada sobre um implante pode gerar complicações para o mesmo, isso ocorre por falta de planejamento do profissional.
Para que ocorra um bom funcionamento do novo implante na boca, a oclusão deve estar balanceada para que as forças sejam distribuídas igualmente, assim não haverá tensões e risco de fratura do implante e também o desgaste de osso, recessão gengival, entre outros.
Problemas na fase de cicatrização
A maior taxa de insucesso dos implantes está relacionada a problemas na cicatrização, pois é nessa fase que ocorre a osseointegração, ou seja, junção do osso com a peça do implante.
Condições sistêmicas do paciente como diabetes não controlada, osteoporose, tabagismo, entre outros fatores complicadores que prejudicam a cicatrização.
Alta taxa de sucesso
Apesar das possíveis intercorrências, o implante tem 98,7% de sucesso quando as técnicas são bem empregadas, o caso do paciente é bem estudado e as recomendações pós operatórias são seguidas.
Não deixe de consultar seu dentista e saber mais sobre implantes aqui no nosso blog.
Acompanhe nossos vídeos em nosso canal do IGTV no Instagram.