Pacientes oncológicos que estão fazendo tratamento com radio ou quimioterapia precisam de um acompanhamento odontológico para minimizar possíveis danos e desconfortos da saúde bucal. Esse cuidado é ideal tanto antes do tratamento oncológico, durante e após finalizar o tratamento. A higiene bucal não pode ser esquecida no período de um tratamento oncológico mesmo que o problema não seja na região da boca, assim é possível controlar as possíveis lesões bucais e também a função mastigatória para ter certeza que os alimentos chegam bem triturados no estomago e não afete as funções estomacais.
O mais indicado para pacientes oncológicos além de manter a escovação em dia, e as consultas com o cirurgião dentista periodicamente é indicado usar escovas de dentes extra macias e bochechos com antissépticos sem álcool.
As doenças bucais mais comuns em pacientes oncológicos são:
- Mucosite Oral (aftas grandes espalhadas por toda a boca e extremamente dolorosas)
- Gengivite (inflamação ou doença na gengiva)
- Sensação de boca seca
- Perda do paladar
- Xerostomia (baixa produção de saliva)
- Aumento do risco Cáries
- Periodontite (inflamação e infecção dos ligamentos e ossos que dão suporte aos dentes)
- Dificuldade ao engolir os alimentos
- Dores na articulação que movimenta a boca (ATM)
- Mau Halito
Para os pacientes em tratamento oncológicos deve suspender o uso de aparelhos (tratamento ortodôntico) e somente após 2 anos de remissão pode ser feito o tratamento normalmente.
A prevenção é muito importante, e até mesmo antes de começar a radioterapia o paciente deve passar por uma avaliação com um Cirurgião Dentista evitando que a saúde bucal afete o seu quadro oncológico.