Muitos pacientes tem essa dúvida e sempre perguntam para o Cirurgião Dentista, por que deixar o tratamento estético para o final?
Os pacientes, em sua grande maioria, buscam em primeiro momento o tratamento estético nos dentes superiores anteriores, a principio aqueles que representam a “fachada” do sorriso “cereja do bolo”.
No entanto, o sucesso e longevidade das restaurações, facetas dentárias e coroas vem do correto posicionamento de todos os dentes no arco e uma oclusão balanceada com as forças mastigatórias equivalentes.
Para evitar a perda de facetas, coroas e restaurações, sobretudo o planejamento é construído contemplando todos os processos necessários que deixem a saúde bucal e sua funcionalidade adequada, para somente em seguida priorizar a parte estética anterior.
Podemos comparar o funcionamento dos dentes como a construção de uma casa, os dentes posteriores são como a estrutura da casa em si, as paredes e lacunas, que fornecem o suporte adequado para sustentar a fachada, representada pelos dentes anteriores na boca.
É a partir dessa comparação que compreendemos a importância de ter uma bom posicionamento dos dentes, alcançado com o uso de aparelhos ortodônticos.
A reabilitação oral com o uso de próteses e implantes portanto se mostra necessária também.
O cirurgião-dentista ainda deve avaliar a Dimensão Vertical do paciente, assim também se há contatos prematuros, guias caninos e outras séries de fatores na oclusão que refletem na funcionalidade dos dentes anteriores.
Gostaria de saber mais sobre reabilitação oral? Dá uma conferida nesse link .